Thursday, March 26, 2015

 

Mário Vasco Fernandes

Médico de profissão, Mário Vasco Fernandes estudou pintura e desenho em vários centros particulares e na Academia de Arte de Paris, passando a dedicar-se exclusivamente à pintura quando se reformou da Organização Mundial de Saúde, onde trabalhou entre 1965 e 1989.

O médico, cientista e pintor, vive atualmente em Parambos, aldeia do concelho de Carrazeda de Ansiães, mas foi em Filadélfia, Washington e Rio de Janeiro que fez todo o seu percurso profissional.

Foi um dos três virulogistas que criaram a vacina da raiva que substituiu a descoberta de Pasteur e foi um quadro superior da Organização Mundial de Saúde durante 30 anos.

Mário Vasco Fernandes criou também o instituto que conseguiu a erradicação da febre aftosa na américa do sul, dirigiu depois a instituição que coordena a saúde em toda a América Latina, cujos países conheceu pormenorizadamente.

Publicou cerca de 100 trabalhos em revistas científicas, tais como Nature, Texas Report on Biology and Medicine, Journal of Experimental Medicine, entre outras publicações de referência mundial.

Estudou pintura e desenho em escolas particulares durante o Liceu e a Universidade e na Academia de Arte Livre de Paris em 1954 e 1955.

Reformado e com 73 anos, dedica-se agora à pintura e à produção de vinho na terra de onde a sua família era originária.

A sua pintura versa sobretudo sobre temas do Nordeste Transmontano, tendo a casa do Beco, quadro de apresentação desta exposição, marcado de forma indelével o seu percurso artístico com um inequívoco retorno às raízes e um regresso emocionado a Trás-os-Montes.

 Enquanto artista participou em várias exposições coletivas e individuais de onde se destacam as realizadas no Instituto Pasteur em Paris (1955), Salão de Exposições da Faculdade de Medicina da Universidade do Texas em Galveston, Texas, Estados Unidos da América (1959), «Exhibit Hall» da Organização Mundial da Saúde em Washington, D.C., Estados Unidos da América (1977), Galeria Páteo das Artes em Lisboa (1992), Galeria «Inn Art» em Lisboa (1994), Galeria Multiface em Lisboa (1994), Salão de Exposições da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães (1994) e da Câmara Municipal de Caminha (1995), Salão de Exposições do Centro Galego em Lisboa (1995), Forum Picoas em Lisboa (1995), Galeria Penta - Lisboa (1995), Galeria Le Meridien-Park Atlantic - Lisboa (1998), no Atelier da casa de Parambos (2000), Coisas do Arco do Vinho no Centro Cultural de Belém (2003), Academia do Vinho no Vintage House - Pinhão (2004), Centro Cultural Municipal de Bragança (2005).

Daqui

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?