Sunday, April 19, 2009

 

FRUCAR

A FRUCAR – COMÉRCIO DE FRUTAS, LDA tem sede em Carrazeda de Ansiães e tem por objecto o armazenamento e comércio de maçãs. Sendo uma organização de produtores visa concentrar a oferta para defender preços no estádio da produção das explorações de macieiras localizados no concelho.

Nascida em 1992 da necessidade de um grupo de 20 fruticultores se unir para escoar a produção, viria dois anos depois a construir um entreposto de armazenamento, embalamento e comercialização que lhe permite colocar directamente no mercado a produção dos associados e de outros fruticultores.

Desde logo as suas maiores preocupações foram também elevar a qualificação dos agricultores e levantar os padrões de qualidade e de nível alimentar dos seus produtos. Assim em 1996, a Direcção Geral de Protecção de Culturas reconheceu a FRUCAR como entidade capacitada para prestar apoio aos produtores de maçã, no âmbito do sistema de Protecção Integrada, sendo um ano depois reconhecida como entidade formadora. Criou nas suas instalações a CAGEST – Centro de Apoio Agrícola para prestar serviços de apoio à gestão das empresas agrícolas dos associados. Desde sempre prestou serviços de apoio técnico aos associados de forma a melhor o seu rendimento e a preservar o meio ambiente.

Actualmente a FRUCAR detém um espaço superior a um hectare repartidos pelas áreas de produção, escritórios e parque de estacionamento com uma produção a rondar as 4000 a 5000 toneladas de maçã por ano, num concelho em que são produzidas 10 000 a 15 000 toneladas.

A empresa possui quinze postos de trabalho permanentes e contribui para a criação de centenas de empregos sazonais, constituindo-se como uma das mais empregadora de um concelho pobre e continuamente despovoado. A sua função social alarga-se já que a empresa adquire também maçã a muitos produtores locais contribuindo para o escoamento do produto e para a dinamização da produção e da economia regional.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?